quarta-feira, 20 de novembro de 2013

A ILUSTRAÇÃO EM "O MENINO POTI"



Ao longo de distintos textos publicados no blog foram abordados conteúdos que revelam como as ilustrações são importantes para que a leitura cumpra seu “caráter didático”, termo usado por Simm e Bonin (2011).
 Em“Menino Poti” ilustrado por Claudius, na 16ª edição da Editora Salamandra o ilustrador insere um mundo de cores e fantasias logo identificado ao coloridos cabelos do indiozinho de azul! 
Essa caracterização da personagem foge um pouco ao estereótipo indígena, que apresenta pele avermelhada muito brilhante e uniforme, os lábios sempre cheios e vermelhos com um ar de sorriso, transmitindo uma alegria e simpatia - talvez com a intenção de  reforçar a ideia do “índio como bom selvagem”; os cabelos lisos e mui negros, algumas  vezes longos , outras curtos, com o corte característico da raça; além  dos olhos longos e puxados negros como a noite. Outras marcas presentes no livro são os toque sutis de rabiscos inerentes às crianças, presentes nas árvores  e nos olhos do indiozinho à frente da taba, que são  curiosa e facilmente identificáveis como um desenho infantil.
Todos os desenhos são feitos como se alguma criança tivesse pegado sua caixa de lápis de cor e pintado ela mesma cada uma das ilustrações. Essa técnica utilizada pelo ilustrador permite uma aproximaçãocom o leitor mirim que sente que aquelas ilustrações poderiam ser facilmente realizadas por ele.
Essa aproximação, intencional ou não,faz com que a criança já no inicio da leitura , na capa, tenha seu interesse despertado por essa familiaridade com seu mundo : desenhos, rabiscos, cores fortes e nem sempre comuns em alguns locais. Quem já não pegou o desenho de uma criança e viu uma bela árvore pintada de rosa com pintinhas verdes? Ou ainda, um cavalo gracioso todo verde e comendo uma grama azul? Ou ainda: as nuvens do céu coloridas com todas as opções da palheta de cores?
Ao ver que seu mundo também está inserido nessa literaturao pequeno leitor passa  a avançar na leitura percebendo quais os traços comuns aos seus podem estar ali marcados  cumprindo seu caráter didático.


GT3

MACHADO, ANA MARIA; CECCON, CLAUDIUS, coleção MICO MANECO, 16 ª edição, Editora Moderna,SP,1968.

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