domingo, 25 de agosto de 2013

Literatura infantil indígena: questões de identidade e representação

 De acordo com o Censo 2012, no Brasil vivem cerca de 896 mil índios advindos de 305 etnias das quais 180 ainda preservam suas línguas nativas.

Dados do Núcleo de escritores e Artistas Indígenas, órgão vinculado ao Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual, mostram que desse total apenas 35 ocupam a profissão de escritores.  Ainda segunda a Instituição, estima-se a publicação de pouco mais de 200 títulos, entre produções impressas por universidades e nas aldeias. A cultura indígena ainda é pouco conhecida e respeitada no Brasil, uma vez que, não é dada nas escolas a devida atenção que merece. Diante disso, faz-se necessário entender que, diferente do que pensam e abordam algumas pessoas, os índios não são tribos canibais e possuem sua cultura, que outrora era apenas passada pelos pajés e índios anciãos, e hoje é escrita e publicada em livros.
 
Daniel Munduruku, principal nome do movimento de autores indígenas, e Olívio Jekupé são exemplos de escritores que nasceram em aldeias e hoje escrevem literatura infanto-juvenil de temática indígena.

“Somos parte de uma teia que se inscreve dentro de cada pessoa. Somos PARTE, não donos. É isto que essa literatura que escrevemos traz de novidade: ela lembra que não podemos ser arrogantes, nos considerando o ápice da natureza. A educação só fará sentido se contribuir para que as crianças pensem uma forma nova de mantermos o planeta vivo. É isso que, de certa forma, os povos indígenas brasileiros continuam a nos ensinar”, diz Daniel Munduruku.

Para Olívio Jekupé, a história oral sempre foi e será importante, e tem a consciência de que a escrita juntamente com essa tradição, ajudará a fortalecer e a eternizar as origens culturais dos povos indígenas.  
 

Os livros indígenas apresentam histórias com as lendas e convívios com a natureza que é do domínio das tribos. E também de alguns mitos e costumes que hoje são praticados por nós, mas que iniciaram nas atitudes dos índios.

Fontes
Acesso em 8/08/2013
 
GT 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário