quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Uma análise das ilustrações no livro “O ratinho, o morango vermelho maduro e O Grande Urso Esfomeado”, de Don e Audrey Wood



As ilustrações podem adquirir diversas funções para completar o sentido do texto verbal. De acordo com Camargo (apud ABREU, 2010), podemos destacar duas funções, a expressiva e a descritiva, que são extremamente importantes para a análise das ilustrações. Na postagem de hoje, abordaremos essas duas funções, analisando o livro O ratinho, o morango vermelho maduro e O Grande Urso Esfomeado, de Don e Audrey Wood,  com ilustrações de Don Wood e distribuído pela fundação Itaú Social.


  Segundo Abreu (2010), na função descritiva, a ilustração tem o papel de descrever os personagens, os objetos, o ambiente, as situações, etc. Esta descrição pode ser feita fielmente aos caracteres extraídos do texto, ou, pode caracterizar as personagens a partir de perspectivas imaginativas do ilustrador, que pode ser observado na obra em destaque.


Na figura acima, podemos observar a apresentação de um ratinho e do lugar onde ele vive. Notamos que a ilustração foi elaborada com base na visão do ilustrador, pois geralmente a visão que temos de um rato não é de um animal limpo, amável, que vive num lugar bonito e agradável, como é retratado na imagem em destaque, mas sim de um animal sujo, nojento, que vive em esgotos, em meio ao lixo e a sujeira.


Também nessa ilustração, podemos notar que o ilustrador expõe suas impressões pessoais na figura, por meio das imagens do rato e do morango. O rato novamente é retratado com um animal dócil e inofensivo e nessa imagem ele aparece com um morango. Na maioria das vezes, esse não é um tipo de alimento comum à esses animais, que geralmente ingerem alimentos podres e restos de comida e não um morango bonito e vistoso como é retratado na imagem acima. Além dessa ilustração conter uma função descritiva, também apresenta a função expressiva:

 A ilustração pode [também] comunicar um sentimento, uma emoção. Estes podem ser expressos principalmente através de movimentos e expressões faciais de personagens, e pelos recursos gráficos que passam a transmitir certos sentimentos (CAMARGO apud ABREU 1998, p. 36).


               

        Na ilustração acima, observamos a expressão facial de satisfação do personagem ratinho, pois vai se alimentar do morango vermelho e maduro. Notamos nessa ilustração que há um complemento do sentido por meio da imagem com o texto verbal.


        Na ilustração acima também podemos notar a função expressiva, pois observamos, que depois de toda a dificuldade em colher o morango, ele agora se sacia com muito prazer. A imagem retrata todo o cuidado que o ratinho teve para organizar essa refeição: as velas, a toalha, o guardanapo que ele usa, dentre outros elementos, expressam o sentimento de conquista e felicidade que o personagem tem em comer o morango. A onomatopeia “HUMM” também contribui para a construção desse sentido.

        Por fim, destacamos, novamente, a importância das ilustrações para instaurar sentidos que o texto verbal não é capaz de reproduzir totalmente. No livro analisado, essas imagens por serem extremamente coloridas, grandes e chamativas, motivam o leitor a se interessar pela leitura e a instigar sua curiosidade. Dessa forma, concluímos que as funções descritiva e expressiva tem o papel de ressaltar toda essa vivacidade representada na obra em questão. 

 
Referências:

ABREU, A. P. B. Revelações que a escrita não faz: a ilustração do livro infantil. Revista eletrônica do grupo de pesquisa em cinema e literatura. Vol. 1, nº 7, Ano VII, Dez/2010, p. 328 – 341.

WOOD, D. O ratinho, o morango vermelho maduro e O Grande Urso Esfomeado. Tradução de Gilda de Aquino. 2. ed. São Paulo: Brinque-Book, 2012.

Grupo 06 - Ilustração do livro infantojuvenil

2 comentários:

  1. Diante de tantos argumentos contundentes, só me resta escrever um livro infantil e encontrar um bom ilustrador.

    ResponderExcluir
  2. Diante de tantos argumentos contundentes, só me resta escrever um livro infantil e encontrar um bom ilustrador.

    ResponderExcluir