domingo, 18 de novembro de 2012

Pererê, de Ziraldo – O quadrinhos pioneiro da autoria nacional




O “Pererê” teve a sua circulação inicial em outubro de 1960 e mensalmente era publicado, pela revista “O Cruzeiro”. Ziraldo, através da história em quadrinho “Pererê”, é o primeiro a lançar no Brasil,uma HQs de autoria nacional, foi também a primeira revista de um só personagem, e a primeira colorida. A maioria das HQs, na época, era importada de outros países, principalmente dos Estados Unidos -  como exemplo tem-se as revistas “Luluzinha” e “Bolinha”, que serviam mais como diversão ou um passatempo. Por isso Pererê representa um marco inicial para as HQs do Brasil.
 
        Os temas e os personagens são tipicamente brasileiros.  A história situa-se na Mata do Fundão, que é localizado em algum interior do Brasil, local indefinido, onde se tem árvores, rios e natureza. O personagem principal, o Pererê, é um Saci, presentes nas lendas e folclores nacionais, símbolo do Brasil. A sua caracterização feita por Ziraldo é um pouco diferente daqiuela feita por Monteiro Lobato (em conformidade com a lenda), em que o Saci faz "mal" aos outros com suas molecagens. Aqui ele é alegre, de bem com a vida, herói.
 
Há ainda diversos personagens típicos e animais da fauna brasileira que fazem parte dessa HQ. São entre elas Tininim (índio natural da Amazônia), Galileu (onça), Allan (macaco), Pedro (tatu), Moacir (jaboti), Geraldinho(Coelho), General Nogueira (coruja), Boneca de Piche (namorada do saci), Tuiuiu (India namorada de Tininim), entre outros. Essa turma toda é liderada por Pererê. A maioria dos nomes dos personagens animais foram escolhidas em homenagem aos amigos de infância de Ziraldo.
 

Com o saci, animais brasileiros e personagens típicos dessa terra, consegue-se observar uma história cultural artístico-brasileira sendo criada. Ziraldo ilustra as figuras procurando ofertar ao leitor tanto a diversão, com quadros de humor, como também uma visão crítica das situações ocorridas no contexto em que foram escritas, ou seja, as HQs de Ziraldo tem um cunho educacional no qual se tenta passar uma mensagem. “Poucas vezes, no quadro geral da literatura e arte brasileiras, uma obra refletiu com tanta agudeza crítica os problemas sociais de sua época como o Pererê de Ziraldo” (CIRNE, 1971, p.35) As HQs de Ziraldo apresentam inovações no ramo da “caracterização tipológica, o aproveitamento formal das onomatopeias e o ritmo estrutural de certas histórias, relacionando-as com a realidade social e política.” (CIRNE, 1971, p.40)
 
        Os quadrinhos de Ziraldo foram criados num período marcado por abalos e mudanças na sociedade. O Pererê nasce na mesma época do cinema novo, da poesia concreta, do teatro nas ruas, da bossa nova. Era um tempo em que muitas pessoas tinham a crença na mudança do país. “Os anos sessenta começavam com uma grande euforia nacional, todo mundo entusiasmado com a ideia de fazer deste País uma grande nação, com cultura própria, pensamento próprio. Essa ideia era contagiante e de certa forma atingia a todos” (ALVES, 1969 apud CIRNE, 1971) Dessa forma, a revista Pererê era marcada pela ideologia nacionalista e pelas discrepantes contradições da época.
 
        Infelizmente, Pererê saiu de circulação devido aos acontecimentos político-sociais a partir de abril de 1964, depois de 43 números e 182 histórias. Ele somente voltará à circulação em 1970, porém depois de algum tempo as histórias pararam novamente. Atualmente são lançadas as reedições esporadicamente.
 
Bibliografia:
  
CIRNE, Moacy. A linguagem dos quadrinhos: o universo estrutural de Ziraldo e Maurício
de Souza. 4 ª ed. Petrópolis: Vozes, 1975.

CIRNE, Moacy. Para ler os quadrinhos. Petrópolis: Vozes, 1972.

PINTO, Ziraldo Alves. Todo Pererê volume 1. Rio de Janeiro, RJ: Salamandra, 2002.


Grupo 6 : HQs e ilustração

Nenhum comentário:

Postar um comentário