quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Aventuras e mistérios com "Os Karas", de Pedro Bandeira.




Quantas vezes ouvimos adolescentes dizerem que não gostam de ler? Muitos destes que afirmam isso talvez estejam embasados apenas em livros que os professores pedem pra ler  em sala de aula, para provas e trabalhos. Muitos de literatura clássica, com linguagens e temas nada adequados aos jovens de hoje em dia.

Essa ainda é a realidade de muitos adolescentes, porém, há aqueles ainda que  estão cada vez mais criando o gosto pela leitura após a leitura de diversos best sellers sobre seres mitológicos, sobre bruxos,  lobisomens, entre tantos outros tipos de ficção que contribuíram para um avanço do gosto pela leitura entre os jovens. 

A proposta desse post é apresentar literatura juvenil de um dos melhores autores brasileiros desse gênero: Pedro Bandeira. 

Pedro Bandeira é um escritor de muitos gêneros. Uma produção de quase cem títulos,  aproximadamente vinte e dois milhões de livros vendidos e vários prêmios literários. Pedro Bandeira é múltiplo e consagrado.

A agilidade da linguagem narrativa, a inventividade com que produz suspense, a admirável capacidade de despertar sensações e sentimentos, responsáveis pela sincera identificação com seus leitores, talvez sejam alguns ingredientes para esse enorme sucesso. 

Como já dissemos, Pedro Bandeira escreveu muitos livros. Dentre eles, alguns bem conhecidos, tanto em literatura infantil, quanto juvenil. A Marca de Uma Lágrima; Agora Estou Sozinha; O Fantástico Mistério de Feiurinha; Mais Respeito, Eu Sou Criança!; As Cores de Laurinha - entre tantos outros.

 

Hoje, falaremos mais especificamente sobre uma série de livros que contém temas diversos: aventura, mortes, sequestros, paixões, investigações policiais, entre muitos outros assuntos que os adolescentes irão adorar, e ainda com pessoas reais, jovens também. 

Quem já ouviu falar dos Karas? Cinco nomes: Magrí, Miguel, Chumbinho, Calú e Crânio.  Cinco livros:  Droga da Obediência, Pântano de Sangue, Anjo da Morte, A Droga de Amor e Droga de Americana




Os Karas formam um grupo secreto de adolescentes que se reúnem para desvendar alguns crimes que acontecem na cidade em que eles moram. Cada personagem é um ponto muito importante dentro do grupo. Cada um com suas características diferentes, acabam  se complementando:

Miguel: é quem decidiu, por brincadeira, a princípio, formar o grupo secreto no Colégio Elite, onde é presidente do Grêmio Estudantil. É também líder do grupo. Tem as principais decisões do grupo e lidera os próximos passos de cada um dos membros.

Crânio: como o apelido já sugere, é o gênio dos Karas. É calado e pensativo, especialista em decrifrar os mistérios e códigos.

Calú: é um ator profissional, portanto, ele é responsável pelos disfarces necessários a cada situação. É extrovertido e brincalhão, sempre anima a turma.

Magrí: a única menina do grupo é ginasta olímpica. Ela acrescenta as qualidades da sensibilidade e delicadeza ao grupo, mas sem cair no estereótipo da "donzela em apuros", pois não deixa de se apresentar como muito corajosa, sempre para enfrentar qualquer perigo e dificuldade.

Chumbinho: é aficcionado por aventuras, video-game e computadores. Descobriu o grupo secreto e obrigou seus membros a aceitarem a sua participação. Porém, provou ser um verdadeiro Kara, disposto a tudo pela turma. 

Detetive Andrade: não é um Kara. É um detetive da cidade que, sendo super preocupado com os jovens, se tornou um paizão para a turma, sempre os ajudando, mesmo sem saber que formam um grupo secreto (ele acredita que o grupo apenas se mete em confusões).

Os livros dessa série são de linguagem bem simples e rápida, cheia de fôlego para acompanhar o ritmo das aventuras. O livro é repleto de códigos secretos que tornam ainda mais divertida a leitura. Utilizam o conhecido código morse, e outros que eles mesmo criam para se comunicarem. O clima de suspense e mistério permanece até o fim, sempre com um final surpreendente.

Há um site muito interessante criado para os fãs das obras. Nele, encontra-se tudo que diz respeito a essas ficções criadas por Pedro Bandeira: os personagens, as aventuras, os códigos, os vilões que os karas enfrentam e ainda muitas entrevistas com o autor, fotos e muito mais! Vale a pena conferir. Há também nesse site, um breve resumo de cada obra, que vale a pena mostrar, para que todos possam saber um pouco mais sobre essas tão faladas aventuras:






Para finalizar, há ainda um novidade! Pedro Bandeira diz em entrevista que está escrevendo uma nova aventura dos Karas! Agora, saberemos sobre suas vidas depois de adultos. Para saber mais sobre o novo livro, acesse: http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/1079804-pedro-bandeira-prepara-livro-com-os-karas-agora-adultos.shtml 


Para saber um pouco mais sobre o autor, confiram site:

GT2: Autores Consagrados


Nenhum comentário:

Postar um comentário