domingo, 18 de novembro de 2012

Adaptações de clássicos da literatura para o teatro infantojuvenil - O guarani, de josé de Alencar


O GUARANI "O AMOR DE PERI E CECI"
Inspirado na obra de José de Alencar “O Guarani” (1857) a companhia maringaense Circo Teatro Sem Lona, dirigida por Pedro Uchoa, criou o espetáculo O Guarani “O amor de Peri e Ceci” que é apresentado há mais de uma década. A montagem utiliza linguagem e técnicas circenses (características da companhia), sendo irreverente, satírico, musical, permeado por doses de humor.
Peri (índio forte e valente) e Ceci (moça branca de olhos azuis, herdeira de moralidades familiares) são os personagens principais do romance O Guarani, considerado um “mito brasileiro” por sugerir a criação de uma raça pura para o povo do Brasil. Carregado de nacionalismo, a obra faz Peri e Ceci os únicos sobreviventes de uma forte tempestade que se transforma num dilúvio. Então ambos iniciariam uma nova raça para o Brasil.
Na montagem do Circo Teatro Sem Lona, a história é encenada por quatro clowns, que através do amor platônico de Peri por Ceci tentam transmitir um pouco da obra de Alencar para as crianças. As encenações geralmente acontecem num picadeiro onde são valorizadas as cores e vegetações brasileiras (elementos muito trabalhados por José de Alencar no livro). A encenação é conduzida por arranjos e músicas nacionais. Também enriquecem as estripulias os sons incidentais.
Para quem não sabe, clown refere-se a tipos de palhaços de palco e circo, inspirados no bobo da corte que evidenciava seus próprios “defeitos” para se fazer engraçado. O trabalho cênico com a figura do palhaço, ou clown, segue a mesma regra de apropriação das próprias características em função do cômico. Os clowns possuem uma mesma essência: expor a estupidez do ser humano, considerando verdades sociais sob um ponto de vista relativo, e não absoluto. O palhaço apresenta-se como o ser que falha, que erra, que se confunde, se atrapalha, e vem dizer “eu sou como você”, mostrando que não há mal nenhum nisto. O clown põe em desordem uma certa ordem. Erra onde não esperamos, e, outras vezes, acerta onde não esperamos, tendo um aspecto sempre inusitado.
Segundo o site da companhia O GuaraniO amor de Peri e Ceci” já participou de vários festivais nacionais, dentre eles o de Florianópolis (Isnard de Azevedo) no qual conquistou o prêmio de melhor espetáculo, e recentemente participou do FILO, Festival Internacional de Londrina (não premiativo). Também participou do projeto “Comboio Cultural”, do governo do estado do Paraná em 2003. E em 2005 participou da Caravana Funarte de Circulação Regional com 20 espetáculos nos estado de São Paulo e Paraná.
Aqui está um vídeo com um trecho do espetáculo da companhia. Vale a pena conferir o espetáculo!

 

Um pouco sobre o Circo Teatro Sem Lona ...
 
É uma companhia independente criada com o objetivo de pesquisar e criar uma linguagem teatral inspirada nas companhias de circo-teatro que movimentaram a circulação de espetáculos pelo interior do Brasil, desde a década de 50. Devido a falta de espaço adequado para a prática teatral, a companhia adotou o procedimento de promover espetáculos para espaços alternativos. O grupo desenvolveu, ao longo dos anos, uma linguagem própria fundamentada em estudos, pesquisas de campo com a realização de espetáculos em localidades inusitadas, o que confere aos trabalhos uma característica própria e inédita.

Referências

GT 4: Teatro e música infantojuvenis

Nenhum comentário:

Postar um comentário