segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Uma imagem pode valer mais que mil palavras


O que seria das histórias em quadrinhos, das charges, das tirinhas e das histórias infantis sem um desenho, uma imagem, uma ilustração? Muitas vezes a imagem diz mais do que as palavras ou até definem melhor o sentido a ser dado por elas. No mundo lúdico das crianças, dos adolescentes (e por que não dos adultos?), uma imagem pode valer mais do que qualquer coisa para ilustrar a história contada, escrita...
:
Os irmãos Grimm, grandes autores de contos de fadas, tem suas histórias como matérias-prima de constantes reeditações nos dias atuais, como nessa publicação que encontramos: “Livro reúne ilustrações clássicas de contos dos irmãos Grimm”.
:
Vale a pena conferir as ilustrações referentes aos mais belos e famosos contos dos irmãos Grimm, feitos por artistas de várias nacionalidades e épocas, incluindo entre elas ingleses, americanos, alemães e suecos que produziram nos séculos XIX e XX.
:
Além dessa ilustração, há também outras que representam Chapeuzinho Vermelho, A Bela Adormecida, Branca de Neve e outras personagens famosas, todas igualmente interessantes para serem observadas e que dispensam qualquer comentário. A imagem fala por si só e não exige explicações para dar ou obter sentido literal, é como se imaginássemos a história acontecendo e suas cenas fossem traduzidas pelas ilustrações. Vamos agora fazer uma passeio pela nossa infância relembrando os desenhos que tanto nos chamaram a atenção nas clássicas histórias dos Grimm.
:

GT 6 - Ilustração na Literatura Infantojuvenil :            
            Adrielle dos Santos Bergamasco
            Adriana Aparecida Ferraresi
            Carolina Zampronio
            Hugo Hajime Kimura
            Giordana França Ticianel

Nenhum comentário:

Postar um comentário