quarta-feira, 19 de setembro de 2012

A relação entre texto literário e ilustração/imagem


O que é ilustração?

Segundo Itajahy (apud PEREIRA, 2009, p.380) ilustração é “a arte do traçado resultante de incisão em uma superfície (madeira, metal, couro etc.), de modo a permitir a prensagem [e] possibilitando múltiplos da imagem gravada...”. Essa definição possui um caráter mais técnico e mais geral, não se preocupando em relacionar a imagem ao sentido do texto.
Pensando especificamente na literatura, a ilustração pode ser definida como uma imagem que acompanha um texto, assim:

"as ilustrações não explicam nem ornamentam o texto; também não traduzem o texto, não buscam equivalências entre o verbal e o visual. Mais do que coerência ou convergências de significados, parece que se trata de co-laboração dos diversos discursos verbal e visual, constituindo um discurso duplo, um diálogo" (Camargo apud ZIMMERMANN, 2009, p. 4)

Um exemplo de ilustração na literatura infanto-juvenil pode ser observado no livro Menina bonita do laço de fita de Ana Maria Machado (2000) com ilustrações de Claudius:

           

Livro completo no link abaixo:

Há também o caso dos livros em que a narrativa é contada exclusivamente por meio de imagens. Nesse caso, segundo Camargo (2006), no lugar de livros com ilustração, utilizamos o termo livro de imagens, pois a imagem é independente, não sendo necessário o diálogo com o texto verbal, já que esse é inexistente. Como exemplo, veja o vídeo do livro de imagens abaixo:




 Vale ressaltar que o livro de imagens não dispensa uma leitura, pois, como afirma Camargo (apud ZIMMERMAN, 2009, p. 4)Tal como a leitura da palavra depende do conhecimento de mundo e do conhecimento linguístico, a leitura da imagem também depende do conhecimento de mundo e do conhecimento da linguagem visual. Isso significa que não basta somente ver, é preciso aprender a ver”.

Qual a relação entre texto e ilustração?
A ilustração não é uma tradução fiel do texto literário, mas é um conjunto de elementos que contribuem para direcionar a interpretação do texto, como afirma Camargo (1998). No caso da literatura infanto-juvenil as ilustrações são voltadas para o público alvo, sendo, por isso, mais didáticas e apelativas como apresentadas anteriormente nas postagens feitas sobre o criador da Turma da Mônica Maurício de Sousa e sobre os irmãos Grimm e seus contos de fadas.
Para finalizar...
Nossa próxima postagem apresentará uma análise dessa relação entre texto literário e ilustração com base nessas considerações postadas aqui. Confira a entrevista de Luís Camargo, na integra, sobre essa temática.

http://www.culturainfancia.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=61:uma-conversasobre ilustracao&catid=39:artes-plasticas&Itemid=61

Até a próxima!

REFERÊNCIAS
CAMARGO, L. H. Poesia Infantil e Ilustração: Estudo sobre Ou isto ou aquilo de Cecília Meireles. São Paulo, Unicamp, 1998. (Dissertação de Mestrado)

MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA. Disponível em https://picasaweb.google.com/106240730277057831979/MeninaBonitaDoLaODeFita?authuser=0#5154760068706435058>. Data de acesso: 19/09/2012.

PEREIRA, N. M. Literatura, ilustração e o livro ilustrado. In:BONNICI, T.; ZOLIN, L.O. (Org). Teoria literária: abordagens e tendências. 3 ed. Maringá: EDUEM, 2009, p.379-393.


ZIMMERMAN, A. Explorando as ilustrações de livros infantis: suas possíveis leituras. In: ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DO GRUPO DE PESQUISA ARTE E EDUCAÇÃO, 2., 2009.    Anais: Florianópolis: Centro de Artes – Universidade do Estado de Santa Catarina, 2009. Disponível em: http://www.gpae.ceart.udesc.br/artigos/artigo_anelise_zimmermann.pdf - Acesso em: 19/09/2012.

ZOOM – ISTVAN BANYAI. Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=1RPeFJJF73k - Data de acesso: 19/09/2012.

Grupo 6: Ilustração

 


Um comentário:

  1. Vejam na Revista Outras Palavras o mesmo vídeo com zoom e trilha sonora postado no artigo "Zoom na literatura infantil de Istvan Banyai": http://outraspalavras.arteblog.com.br/718929/Zoom-na-literatura-infantil-de-Istvan-Banyai/

    Saudações a todos,

    Marciano

    ResponderExcluir