domingo, 2 de outubro de 2011

Quadrinhos-de-Fada

  Branca de Neve divorciada, Lobo Mau que "tomou jeito", Príncipe Encantado galinha e problemas no casamento da Bela e Fera. Tudo isso parece ilustrar a crise dos contos de fada, e que não reste dúvidas: é esta a proposta.
 
  Trata-se da história em quadrinhos – comics – criada por Bill Willingham para a Vertigo, “Fábulas”. Apesar do nome, os personagens fazem referência a contos de fada e figuras folclóricas, sobretudo da cultura estadunidense.
 
  O mundo das fadas é invadido pelo “adversário”, um misterioso vilão que não aparece tão cedo, e todos são expulsos de lá. Seus reinos encantados são destruídos, sua fortuna se perde, e eles são forçados a se mudar para Nova Iorque dos dias atuais.
 
  O sucesso foi grande: a história encanta tanto pela atualização dos tão conhecidos personagens, quanto pela crueza com que são subvertidos. A série é destinada a um público mais velho, justamente por trazer, como é recorrente nos comics, um maior apelo sexual e cenas decerto mais violentas do que as adaptações da Disney.
 
  A série segue mais ou menos a estrutura de algumas fanfictions: parte de uma história acabada e adiciona informações, modificando-a. Quem iria imaginar que o príncipe encantado da Branca de Neve, da Cinderela e da Bela Adormecida seria um homem só? E que os porquinhos preguiçosos não mudaram de atitude, mesmo depois de passar apuros com o lobo?
 
  Embora a “subversão” dos contos de fada já não seja algo original, “Fábulas” é inovador por trazê-los a um universo diferente – o dos quadrinhos. Tanto a forma dos comics quanto seu conteúdo não constituem uma estrutura exatamente “vanguardista”, mas é o seu conúbio que torna a série tão interessante. É um prato cheio para os fãs da 9ª arte, e mesmo de contos-de-fada. 

  A série é publicada no Brasil por meio da Panini, e se pode ver o Blog da Série no link abaixo.
 

 Confira algumas imagens:




Grupo 4: Contos de Fadas na Atualidade

Um comentário:

  1. Estão excelentes as postagens do grupo que está pesquisando o tema "Contos de fada na atualidade" em todos os aspectos que estão sendo avaliados: conteúdo, desing,construção do hipertexto, correção gramatical, estilo da redação e originalidade dos textos, que - na média - devem ir além da simples reprodução de informações disponíveis no ciberespaço. Parabéns! Só não esqueçam uma coisa: a disciplina é de LITERATURA infantojuvenil BRASILEIRA. As postagens sobre outras artes (cinema, por exemplo)assim como sobre produções artísticas estrangeiras são válidas e importantes, mas não devem constituir a maior parte da produção do grupo. Saudações a todos e novamente meus parabéns pelo trabalho! [Marciano Lopes]

    ResponderExcluir