domingo, 21 de agosto de 2011

A Literatura Infantil Hoje: Uma Introdução



  Os contos de fadas em sua origem não eram destinados às crianças. Segundo a pesquisadora Angêla Barbosa, os contos serviam para divertir os adultos e também como uma forma de alerta das classes populares, pois os contos mostravam as verdadeiras condições que grande parte da população vivia.
  A forma como a infância era concebida antes do século XVIII moldava essas narrativas que eram cheias de violência. Antes deste período não havia uma separação entre a infância e a idade adulta; a criança era vista como um adulto em miniatura. A partir dessa mudança de concepção de infância, passou-se a encará-la como um período em que o ser está em formação, assim, a forma de conceber a Literatura Infantil também se transformou.
  A produção literária voltada para o público infantil hoje, como bem aponta José Nicolau Gregorin Filho, não é um mero recurso pedagógico visando à moralização das crianças perante a sociedade burguesa e sim, possui uma função lúdica, catártica e libertadora, pois prepara o indivíduo para a vida em um mundo repleto de diversidades.
  Essa nova Literatura Infantil voltada para o universo e o cotidiano da criança, revelando seus medos e conflitos, é representada no Brasil por autores como Pedro Bandeira, Ana Maria Machado, Ziraldo, Carlos Queiroz Telles e muitos outros.
  A grande diferença entre o que se pode chamar de Literatura Infantil tradicional e esta que é produzida após Monteiro Lobato, é a de que não há mais a imposição de valores por meio da literatura. Há agora a necessidade de se dar voz à criança e adentrar-se em seu mundo interior.
  Pensando nestas questões e o universo do conto de fadas como literatura na atualidade, postaremos neste blog textos a respeito deste assunto.

REFERÊNCIAS
BARBOSA, A. M. D. T. Antigos contos, novas histórias na literatura infantil brasileira. In Revista Travessias, s/d. Disponível em: http://migre.me/5x56G
GREGORIN FILHO, José Nicolau. Literatura Infantil: múltiplas linguagens na formação de leitores. São Paulo: Melhoramentos, 2009.

Grupo 4: Contos de Fadas na Atualidade

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