domingo, 21 de agosto de 2011

Literatura para Jovens

  Definir "Literatura" é uma tarefa bastante difícil, o que dizer então de uma modalidade literária destinada especificamente aos jovens? 
  De maneira geral, a Literatura é, ou melhor, era dividida entre livros destinados ao público adulto e infantil. No segundo grupo, era possível encontrar desde obras com figuras para colorir, até produções com mais de 500 páginas. Devido a essa enorme diferença, a Literatura Juvenil surge para equilibrar as categorias, destinando seus livros a leitores em idade superior a dos dez anos, dependendo, é claro, da maturidade do leitor.
  Marcelo Buckowsk (2010), em "Literatura Juvenil no Brasil: algumas considerações", afirma que "uma literatura voltada ao jovem é necessária para suprir a vontade de leitura do sujeito que não mais se interessa pelas histórias infantis e ainda não se sente capacitado às leituras adultas". Partindo disso, podemos observar que a grande maioria das produções desta categoria fornecem temas cotidianos, como violência, drogas, sexo e relacionamentos, ligados a vida escolar e/ou familiar. 
  Os personagens apresentam personalidade, forma física e gostos semelhantes a da maioria dos pré-adolescentes, fazendo com que sintam-se familiarizados com os novos colegas de papel. Os protagonistas costumam vivenciar as mesmas situações dos jovens leitores. São sentimentais, tem problemas em casa e na escola e vivem em busca de algo que aparentemente não tem solução. Encontramos heroínas que procuram lidar com a numeração da calça jeans que aumentou após a primeira menstruação e vilões que nascem nos rostos dos meninos na entrada da puberdade. Os assuntos são normalmente difíceis para os pré-adolescentes comentarem com os pais e é nesse momento que os livros mostram suas habilidades. 
  A Literatura Juvenil "possibilita a união de diversas manifestações culturais, como o cinema, a música, os programas de televisão, que trazem os assuntos presentes na cultura juvenil" (Buckowsk, 2010), buscando integrar assuntos atuais no meio das narrações, fazendo com que os personagens dialoguem não apenas através da fala comum, como também através de recursos tecnológicos, como celulares, messengers e pagers. 
  Os autores de Literatura Juvenil buscam dialogar com os leitores, fazendo com eles se sintam confortáveis com a situação abordada. Os diálogos são próximos a oralidade e são frequentes dentro das narrações, que podem utilizar elementos fantasiosos e não apenas reais para chamar a atenção de seus jovens leitores.


REFERÊNCIA
BUCKOWSK, Marcelo. Literatura Juvenil no Brasil: algumas considerações. Programa de Pós-Graduação em Letras, Faculdade de Letras, PUCR. 2010. Disponível em: http://migre.me/5x2ac. Acesso em 20 de agosto de 2011.

Grupo 2: Literatura Juvenil

Um comentário: